Home / Projetos / Sustentabilidade do Lar

Sustentabilidade do Lar

Esse projeto está alinhado ao Pilar da Sustentabilidade, e vem em resposta a problemáticaidentificada junto à comunidade no que se referea renda insuficiente para a garantia dos direitos básicos da família,no qual afirma seruma das causasraizno enfraquecimento dos vínculos familiares, justificando que a situação é um catalisador para as questões de violência doméstica, transtornos psicológicos, abuso de álcool e outras drogas.Situação que se evidência em um contexto compouca oferta de trabalho, emprego e rendamarcado anualmente pela seca e pela dificuldade para acessar a água em quantidade e qualidade suficientes.

Diante dessas constatações, faz-se necessário desenvolvermos ações junto às famílias no sentido de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, como forma de assegurar os direitos básicos das famílias, a proteção das crianças, adolescentes e jovens, bem como um cenário de melhor convivência com o semiárido e uma melhor organização comunitária para a realização das ações.

Nesse sentido esse projeto prevê ações de fomento a redes locais e apoio a grupos produtivos baseados na economia solidária, formação de grupos de geração de renda que visam fortalecer a participação das famílias, e especialmente mulheres. Promoção da segurança alimentar e nutricional a partir do enfoque da agricultura familiar e urbana, desenvolve ações que visam garantir o acesso das crianças à alimentação adequada e serviços de saúde e socio assistenciais de qualidade.

Destacando-se nesse projeto a Tecnologia Social GOLD -Grupo de Oportunidade Local de Desenvolvimento que tem como principais pontos a mobilização social, a poupança, educação financeira, concessão de crédito e o desenvolvimento de negócios locais. O empoderamento das pessoas é potencializado, assim como, das capacidades locais, os empreendedores se fortalecem e percebem que, juntos, podem realizar melhor as mudanças necessárias para o desenvolvimento da sua comunidade. 

Outro ponto é que as famílias participantes do projeto sem acessoágua tratada recebem sachês purificadores de água, através do Água Pura para Criança, uma parceria da P&G com ChildFundBrasil.

Os sachês são colocados nas águas utilizadas para consumo e, por meio de processo próprio, seguido da decantação, retiram as impurezas resíduos para que água possa ser consumida sem que danos sejam causados à saúde.Esse projeto contribui com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: 

ODS -Erradicação da Pobreza / ODS 2 -Erradicação da Fome / ODS 3 -Igualdade de Gênero / ODS 10 -Redução das Desigualdades / ODS 6 -Água Limpa e Saneamento.

 

Sua contribuição faz a diferença!

Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

Quero ajudar

© 2020 Projeto Semear Esperança de Carbonita - PROSESC