Diagnostico Comunitário Participativo apontam uma série de dificuldades que os jovens enfrentam para acessar os meios de qualificações profissionalpara empregabilidade e empreendedorismo, gerando assim, uma série de consequências na vida social, profissional, emocional e financeira do jovem e de sua família.
Nesse sentido o projeto Jovem em Ação visa fortalecer a identidade pessoal e comunitária dos jovens, melhorando sua autoestima, os vínculosfamiliares, comunitários e sociais.
Por meio de suas ações contribuicom os jovens na compreensão da construção de projeto de vida como ferramenta de autodesenvolvimento eno fortalecimentodas redes e grupos juvenis e participação cidadã.Dentre as principais tecnologias sociais adotadas pelo projeto:
AFLATEEN –É uma extensão da tecnologia social Aflatoun que promove a Educação Social e Financeira para jovens com objetivo de prepara-los para refletir sobre suas identidades, valores e crenças, suas relações com a família,amigos e comunidade, bem como, obter conhecimentos financeiros e capacidades que lhes permitam fazer melhor uso dos recursose alavancar empreendimentos sociais e financeiros.
MJPOP-Monitoramento Jovem Políticas Públicas- é uma tecnologia social que visa reunir jovens paraidentificar problemas em sua comunidade, elegendo aquele sobre o qual querem exercer alguma influência, e juntos com sua comunidade buscam uma forma de solucionar o problema. Para que isso aconteça os participantes recebem capacitações que envolvem conceitos sobre participação infanto-juvenil e defesa de direitos.As ultimas ações do projeto do monitoramento da política publica de educação resultou na ampliação do acervo bibliográfico e reestruturação de uma Biblioteca EscolarPública e no esporte na conquista de um Salão comunitário de jogos e na construção de uma quadra nova para a comunidade.
No projeto também se insere ações de caráter educativo e participativo do PEAS -PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AFETIVO-SEXUAL que promove odesenvolvimento pessoal e social do adolescente com foco nas questões da afetividade, da sexualidade e da saúde reprodutiva, se estendendo a temas relativos à ética, à cidadania, à qualidade de vida e à ecologia humana valorizando o protagonismo juvenil.
As lideranças jovens do PROSESC participam da Rede de Juventudes em Defesa dos seus Direitos Sociais -REJUDES que é uma rede nacional criada pelas juventudes do ChildFund Brasil, em julho de 2015. Constituída por jovens brasileiros inscritos na instituição e participantes dos projetos executados pelas Organizações Sociais Parceiras, uma rede de jovens que está a cada dia mais fortalecida e empoderada na luta pelos seus direitos humanos e de suas comunidades.
Esse projeto contribui com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:
ODS 3 -Saúde de Qualidade /ODS 4 -Educação de Qualidade / ODS8 -Empregos Dignos e Crescimento Econômico / ODS 10 -Redução das Desigualdades/ ODS 16 -Paz e Justiça;/ ODS 17 Parcerias pelas Metas.