Home / A Instituição

A Instituição

O Projeto Semear Esperança de Carbonita -PROSESC é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, não governamental, de Assistência Social, fundada em 23 de outubro de 2003 em Assembleia Geral realizada pelas famílias associadas e líderes comunitários no município de Carbonita. 

O público prioritário são famílias em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social sua área de atuação compreende os municípios de Carbonita, Itamarandiba e Bocaiúva. Em Carbonita são atendidas as famílias residente emtrês grandes bairros na zona urbana São Vicente, Varginha e Monte Beloena zona rural quatro distritos: Santana, Monte Belo, Abadia e Mercadinho e cinco comunidades: Lagoa, Cana Brava, Retiro, Dois Córregos e Riacho. 

No município de Itamarandiba atua no Bairro Fazendinha por meio da parceria com ACODEF-Associação Comunitáriaem Defesa das Famílias do Bairro Fazendinha em Bocaiúva atua na comunidade rural de Terra Branca que se situa as margens do Rio Jequitinhonha na divisa com Carbonita.

A entidade atua nesses municípiocomo agente social de transformação, minimizando a situação de pobreza e vulnerabilidade, potencializando a construção de processos participativos de desenvolvimento comunitário sustentável. Tem a sua atuação preponderante na Área da Assistência Social com interfaces nas políticas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer.

 O PROSESC tem quatro pilares que orientam sua atuação no desenvolvimento pessoal e comunitárioEducação para Paz e não Violência, Sustentabilidade, Liderança Comunitária e Atuação em rede. O pilar daEducação para Paz e não Violência tem como eixos norteadoresrespeitar a vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o planeta e redescobrir a solidariedade.

O Pilar da Sustentabilidade permeia os eixos familiar, social, ambiental e institucional. O Pilar Liderança Comunitária buscar fortalecer as lideranças nas diferentes faixas etárias para atuarem como agentes de promoção, proteção e garantia de direitos. Por sua vez o Pilar Atuação em Rede tem como eixo o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e institucionais; Entende-se a família como um dos principais pilares desustentação da rede de promoção, proteção, defesa e garantia de direitos. As crianças, adolescentes e jovens são compreendidas como agentes de mudança capazes de interferir de forma positiva no contexto onde vivem.

Sendo assim, todos os princípios da instituição e os marcos jurídicos são observados levando em contaa capacidade de todas as crianças e adolescentes de expressa suas opiniões e de participar de processos de planejamento, avaliação e de tomada de decisão da organização. 

A missão do PROSESC é apoiar o desenvolvimento comunitário, promovendo as famílias em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade em famílias com qualidade de vida melhorada, participativas e protagonistas na defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.Sua visão institucional é ser reconhecida pela promoção de mudanças positivas e sustentáveis e uma organização de referência na garantia e defesa dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens.Seus valores são: Paz, Solidariedade, Ética, Participação, Transparência e Sustentabilidade.

  • Paz: A paz é a essência do nosso trabalho. Acreditamos na educação para paz para a promoçãode ambientes saudáveis, desejamos estar em paz e que outros também estejam em paz; 
  • Solidariedade: Trabalhamos unidos: Equipe, diretoria e comunidade.
  • Ética: Trabalhamos em defesa do bem coletivo e do interesse público;
  • Participação: Democracia como forma de assegurar a expressão das diversas vozes que compõem o coletivo.
  • Sustentabilidade: As boas práticas agregam valor e trazem equilíbrio necessário ameioa mbiente, ao socialafinanceiro. 

Desde a sua fundação,tem como principal parceiro o Child Fund Brasil-Fundo para Crianças, conhecido como antigo “Fundo Cristão”, uma organização afiliada ao ChildFund Internacional, fundado em 1938, presente em mais de 58 países, sendo uma das maiores e mais antiga agência Humanitária de desenvolvimento infantil.

O Child Fund Brasil através do sistema de apadrinhamento de crianças contribui de forma significativa para alcance da nossa missão, sendo ao longo dos anos o principal parceiro do PROSESC no desenvolvimento comunitário sustentável e na promoção, defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Sua contribuição faz a diferença!

Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

Quero ajudar

© 2020 Projeto Semear Esperança de Carbonita - PROSESC