Home / Projetos / Eu, você e a paz; Um pacto que se faz.

Eu, você e a paz; Um pacto que se faz.

 

Diagnósticos sobre a situação da infância e adolescência retratam que um número significante de crianças, adolescentes, jovens vivem em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade.

Estudos mostram ainda que o Brasil é um país violento, apresentando a região sudeste, o maior número de casos notificados de violência contra crianças e adolescentes, nos últimos anos.Estudos afirmam ainda que crianças privada de proteção ficam marcada psicológica e emocionalmente, com profundas consequências as crianças que não têm a oportunidade de desenvolver as habilidades de que necessitam para competir quando adultas, não conseguem nem romper esses círculos viciosos na própria vida nem dar aos seus filhos a chance de completar seus potenciais. Sendo necessários estratégias das diferentes esferas frente a esta realidade que contribuam com a família no processo de promoção, proteção e defesa e que estimulem à aprendizagem, criatividade e o protagonismo infanto-juvenil.

Esse projeto está alicerçado ao pilar "Educação para paz e não violência", que busca romper com ciclo vicioso da cultura de violência promovendo a educação e a cultura de paz através daparticipação ativa de crianças, adolescentes, família, escola e comunidade.

O projeto estimula por meio de práticas educativas o desenvolvimento do processo de aprendizagem o despertar de uma consciência crítica e cidadã. Ampliando o universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes e fomentandoações junto à comunidade escolar para a reflexão de temas ligados a realidade e aos problemas vivenciados pelas crianças, adolescentes e famílias, estimulando aparticipação autêntica e a realização de projetos coletivos de crianças e adolescentes a partir da escola e comunidade.

Dentre as tecnologias sociais adotadas nesse projeto destacamos: 

Brincando nos fortalecemos para enfrentar situações difíceis :É uma tecnologia socialque promove atividades relacionadas á prevenção de maus tratos e violência sexual contra crianças e adolescentes. A partir de uma abordagem lúdica e participativa promove a redução da situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes por meio do desenvolvimento do fortalecimento pessoal, familiar e comunitário.

AFLATOUNÉ um tecnologia que promove a Educação Social e Financeira que ajuda as crianças e adolescentes a pensar de forma crítica sobre direitos e deveres, bem como, a obter conhecimentos financeiros e capacidades que lhes permitam fazer melhor uso dos recursos. A educação social lhes ensina cidadania responsável, fazendo-os sentir a necessidade de conhecer e de se envolverem nas questões sociais, que afeta-nos. A educação financeira lhes fornece instrumentos de poupança, orçamentos e participação em empreendimentos. 

Olhares em FocoÉ uma tecnologia social tem a intenção de promover a participação autêntica e democratizar a informação, através da fotografia, usando-a,como um instrumento de arte, protagonismo juvenil, reflexão, diagnóstico comunitário, informação e formação.

Casinha de Cultura Itinerante: A Casinha Itinerante é uma alternativa para atender um público maior e levar a tecnologia a comunidades que não possuem a Casinha de Cultura. A Casinha Itinerante segue os princípios essenciais da Tecnologia Casinha de Cultura, que são a valorização do brincar em liberdade (Movimentos da Infância) e o fortalecimento da Identidade Cultural da comunidade.

Luta pela Paz-é uma tecnologia social que utiliza boxe e artes marciais combinados com educação e desenvolvimento pessoal para promover o potencial de jovensem comunidades afetadas pelo crime e a violência. 

Além das Tecnologias sociais o projeto também utiliza o Esporte Educacional comobjetivo alcançar o desenvolvimento integral da criança e do adolescente com base nos 4 pilares da educação: Saber, Fazer, Ser e Conviver, para a formação de competências à cidadania plena, na busca da inclusão e transformação social. 

Através desportes adapta regras, estrutura, espaços, materiais e gestos motores de acordo com as condições sociais e pessoais,desenvolvendo habilidades e competências para além do aprendizado das técnicas e gestos motores, visando o desenvolvimento integral do indivíduo, mobilizando aprendizagens de conteúdos relacionados à saúde, cidadania, cultura, comunidade e protagonismo juvenil, contribuindo para a inserção social de crianças e adolescentes, como indivíduos que compartilham decisões que afetam a sua vida e da comunidade.

Esse projeto contribui com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

 ODS-Saúde de Qualidade /ODS 4 -Educação de Qualidade / ODS 10 -Redução das Desigualdades / ODS 16 -Paz e Justiça;/ ODS 17 Parcerias pelas Metas;

 

 

 

 

Sua contribuição faz a diferença!

Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

Quero ajudar

© 2020 Projeto Semear Esperança de Carbonita - PROSESC