A convivência familiar e comunitária é fundamental para o desenvolvimento da criança e do adolescente, os quais não podem ser concebidos de modo dissociado de sua família, do contexto sociocultural e de todo o seu contexto de vida. No entanto, é preciso lembrar que a família, lugar de proteção e cuidado, é também lugar de conflito e pode até mesmo ser o espaço da violação de direitos da criança e do adolescente.
Dessa forma, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários devem ser apoiados e potencializados por políticas de apoio sócio familiar, em diferentes dimensões que visem à reorganização do complexo sistema de relações familiares, especialmente no que se refere ao respeito aos direitos de crianças e adolescentes.
O projeto Acolher e Cuidar visa minimizar as desigualdades sociais e ampliara disseminação dos conhecimentos sobre os mecanismos de proteção integral às crianças e adolescentes, fortalecendo os vínculos familiar e comunitários, contribuindopara que a família e comunidade desenvolva suas competências visando à garantia de condições dignas para o pleno desenvolvimento.
Esse projeto está alicerçado nos pilares institucional "Lideranças Comunitárias" e "Atuação em Rede". Dentre as tecnologias sociais desse projeto destacamos:
Terapia Comunitária Integrativa-TCI - é uma das principais tecnologias sociais desenvolvidas pelo PROSESC, em agosto de 2016, foi reconhecido, como Polo Formador desta importante tecnologia, pela Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa - ABRATECOM. A TCI é uma proposta de intervenção psicossocial, que tem como objetivos primordiais, mobilizar os recursos pessoais e culturais, estabelecer e fortalecer vínculos entre as pessoas.
A TCI oferece aos seus beneficiários uma probabilidade de reorganização para a melhoria pessoal e comunitária, fortalecendo o processo resiliente e a consciência crítica, habilitando indivíduos, famílias e comunidades, para superarem a posição de vitima, em direção ao empoderamento pessoal e social.
Animador Comunitário- essa tecnologia social capacita lideranças comunitárias, maiores de 18 anos em temáticas de relevância a proteção infantil e ao desenvolvimento comunitário. Os animadores são pessoas, que se dedicam a ajudar, voluntariamente, outras famílias, tornando-se agentescomunitários de transformação à medida que contribuem para a construção de uma comunidade melhor.
Cada animador acompanha um grupo de 10 famílias, atendendo por meio de visitas domiciliar, organização de eventos comunitários formativos, culturaise mobilização cidadã.
Bons-Tratos em Família- é uma tecnologia social que por meio de um conjunto de ferramentas busca ajudar asfamíliase encontrar-se de uma maneira especial e, em forma de jogo, descobrir e pensar juntos as históriasfamiliares, conhecer-se melhor, desenvolver habilidades de comunicação, encontrar novas formas de expressar afeto, aprender a valorizar a singularidade de cada integrante, construindo dia a dia, a cultura dosbons-tratos.
Casinha de Cultura- é uma tecnologia social que cria espaço de encontro e convivência que propicia a interlocução e ação conjunta, do brincar e a valorização da cultura local e regional em suas variadas formas de expressão, aproximando as diferentes gerações, promovendo o desenvolvimento social, cognitivo e emocional.
Esse projeto contribui para alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:
ODS 10 -Erradicação das Desigualdades / ODS 3 -Saúde de Qualidade / ODS 4 -Educação de Qualidade/ ODS 17 Parcerias pelas Metas.