Home / Notícias / 25 Outubro de 2019

25 Outubro de 2019

25 Outubro de 2019

Por , 09 Aug 21  -  Sem categoria

A participação é um dos valores fundamentais do PROSESC, a democracia como forma de assegurar a expressão das diversas vozes que compõem o nosso coletivo.

Com objetivo de qualificar os programas e projetos ofertados pela instituição e garantir um alinhamento estratégico as necessidades da comunidade foi realizado no período de maio a outubro de 2019, o processo do DCP- Desenvolvimento Comunitário Participativo o mesmo foi conduzido por uma equipe de liderança composta 07 pessoas, sendo representatividades da equipe técnica, jovens, conselho de administração e conselho fiscal do PROSESC, sendo a equipe capacitada juntamente com outras equipes de organizações parceiras do Child Fund Brasil do Alto Vale do Jequitinhonha, oportunizando também um alinhamento estratégico da área.

Iniciando o processo a escuta comunitária foi realizada por grupo focal sendo adultos responsáveis por crianças de 0 a 6 anos, crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, jovens de 15 a 24 anos.

A primeira etapa teve como objetivo analisar os problemas comuns definidos nos anos anteriores, propondo reflexão e planejamento participativo acerca das problemáticas apresentadas utilizando como ferramentas a árvore de problema e árvore de objetivo, ferramentas que permitem refletir sobre o problema central da comunidade, quais são causas e efeito e pensar coletivamente em estratégias necessárias para a promoção de mudanças sociais positivas na comunidade.

Após alinhamento com demais organizações parceiras, aconteceu à segunda etapa que contou com a participação dos grupos focais da fase anterior, realizando Assembleias por ciclo, onde foi apresentada a síntese das discussões da área para validação final.

Após a validação iniciou-se com os participantes a construção do Diagrama de Venn, ferramenta que tem o objetivo de identificar as relações existentes entre a comunidade e organizações locais, analisando a influência e atuação junto à comunidade. E na terceira etapa foram convidados para participar de um encontro os representantes da rede local identificados pela comunidade como potencial frente aos problemas centrais elencados. 

Neste encontro foi construída a matriz das partes interessadas que tem por objetivo planejar de forma participativa as estratégias necessárias para a promoção de mudanças sociais positivas considerando as prioridades definidas pela comunidade.

Como lições aprendidas os participantes ressaltaram a importância da comunidade e as famílias assumirem seu papel frente aos problemas, refletindo que são partes dos problemas, mas também são partes da solução. Os parceiros relataram a importância da realização do DCP, parabenizaram as organizações pelos trabalhos realizados, refletiram sobre a necessidade fortalecer a rede local frente aos problemas, saindo com alguns encaminhamentos.  

Os grupos pontuaram ainda na avaliação final como positivo os resultados alcançados, ressaltando que foram momentos de muito aprendizado, expressando a satisfação em participarem e de contribuir na construção de todo o processo.   

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Sua contribuição faz a diferença!

Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

Quero ajudar

© 2020 Projeto Semear Esperança de Carbonita - PROSESC