Home / Notícias / 25 de Setembro 2020

25 de Setembro 2020

25 de Setembro 2020

Por , 20 Aug 21  -  Sem categoria

O PROSESC através do "Projeto Água Pura para Crianças" beneficia 10 comunidades rurais sem água tratada em parceria com ChildFund Brasil.   

No Brasil, estima-se que mais de 35 milhões de brasileiros fazem o uso de água não tratada. As doenças causadas pela ingestão de água contaminada é uma das principais causas de mortes entre crianças e jovens do país. Além disso, o desenvolvimento das comunidades e principalmente das famílias é diretamente afetado pela falta de água potável. 

A Procter e Gamble (P&G), desenvolveu um produto denominado P&GSachet, disponibilizada no Brasil através de uma parceria com o ChildFund Brasil, para purificação da água. O projeto é denominado “Água Pura para Crianças”, atende mais de 4 mil famílias, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. 

O público alvo atendido abrange quase 6 mil crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, nos municípios de Araçuaí, Berilo, Carbonita, Chapada do Norte, Comercinho, Coronel Murta, Jenipapo de Minas, Medina e Virgem da Lapa. 

Em Carbonita o PROSESC, tornou-se participante ativo do Projeto “Água Pura para Crianças”, em fevereiro do ano de 2019, fazendo um ano de distribuição e o acompanhamento do uso do mesmo em todos os distritos e comunidades rurais da cidade totalizando 10, que são: Abadia, Cana Brava, Dois Córregos, Lagoa, Mercadinho, Monte Belo, Retiro, Riacho, Ribeirão e Santana. Além disso, atende também 3 distritos de outras cidades, sendo Terra Branca da cidade de Bocaiúva e os outros dois, Baixadão e Santa da Divisa pertencentes à Diamantina. A ascensão do Projeto Água Pura pela organização, surgiu como resposta a uma situação vivenciada pelas famílias das comunidades pertencentes à Carbonita, que faziam o uso da água não tratada e consequentemente apresentavam quadros de doenças transmitidas pela mesma. As famílias participantes do projeto recebem sachês purificadores que são colocados nas águas utilizadas para consumo e, por meio de processo próprio, seguido da decantação, retiram as impurezas e resíduos para que a água possa ser consumida sem que danos sejam causados à saúde. Para que a água seja purificada, o conteúdo do sachê deve ser despejado em um recipiente com 10 litros de água não potável. Depois é necessário mexer a mistura por 5 minutos e aguardar mais 5 minutos para que a sujeira possa decantar. Em seguida, a água deve ser passada por um filtro, que pode ser de qualquer tecido de algodão comum, desde que esteja limpa. Para a finalização, é preciso aguardar por 20 minutos para que o bactericida presente no produto faça efeito e assim o processo é encerrado. Em apenas 30 minutos uma água suja e imprópria para o consumo se transforma em limpa e adequada para beber. 

O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida das famílias residentes em comunidades rurais, por meio da diminuição da incidência de doenças transmitidas pela água, através do aumento da utilização de água potável. 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Sua contribuição faz a diferença!

Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

Quero ajudar

© 2020 Projeto Semear Esperança de Carbonita - PROSESC