Home / Notícias / 10 Dezembro de 2020

10 Dezembro de 2020

10 Dezembro de 2020

Por , 09 Aug 21  -  Sem categoria

O PROSESC preocupado com o bem estar das crianças durante a pandemia vem adequando as tecnologias sociais para o formato on-line e off-line.  

Hoje vamos conhecer um pouco sobre o AFLATOUN que é uma tecnologia social adotada pelo PROSESC em que consiste na formação de grupos de convivência para crianças de 6 a 12 anos, que através de atividades presenciais são inspiradas a se capacitarem social e economicamente para que possam ser agentes de mudança das suas próprias vidas e em prol de um mundo mais equitativo, com base em 5 Pilares: Compreensão pessoal e exploração; Direitos e responsabilidades; Poupanças e Gastos; Planejamento e Orçamento; Empreendedorismo da Criança (social e financeiro).  

Para garantir a oferta dessa atividade durante a pandemia foi elaborado um Kit com base nos pilares que busca no contexto do isolamento social oportunidades de transformar a maneira das crianças pensarem e de agirem com um maior senso de responsabilidade contribuindo com seu bem estar e desenvolvimento social. A atividade está beneficiando 20 crianças membros do Clubinho Amigos do Aflatoun do Bairro São Vicente.

O Kit é composto por atividades lúdicas, sendo palavra cruzada, caça - palavras, jogo da memória, cofre reciclado entre outros. As atividades são disponibilizadas em sacolinhas personalizadas acompanhada de lanche e um livro infantil.

A dinâmica de funcionamento é realizada com a entrega mensal na casa das crianças, com avaliação e monitoramento das mesmas pelo educador referência. O Aflatoun off-line apresenta suas estratégias de empreendedorismo e dicas de economia além de informações de cuidados contra o corona vírus e proteção infantil. 

As crianças foram incentivadas a confecção de um cofre reciclado, para poupar durante a pandemia, combinando que a abertura dos cofres será coletivamente no possível retorno das atividades presenciais.

Quanto às atividades de escrita, elas deverão ser entregues para o educador no final de cada mês, onde o mesmo entregará novas tarefas sócias educativas e de reforço ao planejamento e rotina que deverá contar com apoio dos pais. 

No final do primeiro ciclo das atividades nesse formato os participantes receberão um boneco do AFLATOUN. 

Em conversa com Larissa Aparecida da Cruz Lopes  de  8 anos a mesma relatou que gostou dessa idéia,  a sacolinha do AFLATOUN em casa é muito linda e muito legal, tem atividades de colorir e jogo da memória, um tanto de coisas legais, mas o que ela mais gostou foi do cofrinho para juntar as moedas.

 Diante do bom resultado dessa experiência off-line o PROSESC vem trabalhando na adaptação de outras tecnologias sociais já adotadas pela instituição para garantir e fortalecer o atendimento das famílias durante a pandemia.  

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Sua contribuição faz a diferença!

Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

Quero ajudar

© 2020 Projeto Semear Esperança de Carbonita - PROSESC