Home / Notícias / 07 Agosto 2019

07 Agosto 2019

07 Agosto 2019

Por , 09 Aug 21  -  Sem categoria

Aconteceu em Carbonita o 1º Encontro de Terapeutas Comunitários do Vale do Jequitinhonha, com o tema “ E quem cuida de mim?” realizado pelo PROSESC,  Polo Formador em Terapia Comunitária Integrativa, o evento foi realizado no dia 31 de Julho de 2019  e contou com o apoio da ABRATECOM- Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa, Secretaria Municipal de Saúde de Carbonita, Child Fund Brasil e de 16 organizações do Vale do Jequitinhonha parceiras que adotam a Terapia Comunitária Integrativa como tecnologia social no trabalho de desenvolvimento comunitário.

Participaram 84 representantes, sendo lideranças comunitárias, terapeutas comunitários, profissionais da rede sócio-assistencial dos municípios de Diamantina, Carbonita, Itaobim, Jequitinhonha, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, Padre Paraíso,Berilo, Chapada do Norte, Minas Nova, Turmalina,Veredinha, Araçuaí, Comercinho, Virgem da Lapa, Medina, Coronel Murta, Itamarandiba e Montes Claros.

O evento teve como objetivo principal fortalecer a Terapia Comunitária Integrativa e demais Praticas Integrativas Complementares de Saúde no Vale do Jequitinhonha, esteve presente Maria da Graça Pedrazzi Martini, membro fundadora da ABRATECOM, e atualmente presidente, Leandro Gomes, assessor do desenvolvimento comunitário do ChildFund Brasil.

 O evento iniciou as oito horas com exposição de livros da Graça Martini e Adalberto Barreto, em seguida aconteceu abertura oficial com apresentação musical, a coordenadora do PROSESC fez a fala inicial, dando boas vindas e apresentou um vídeo de Drº Adalberto Barreto, criador da Terapia Comunitária Integrativa com uma fala de motivação e reflexão sobre a atuação do terapeuta comunitário direcionada aos participantes do encontro. 

Na fala de abertura participou também Rute Antônia Moreira, precursora da TCI no Vale e hoje membro efetivo do CDC - Conselho Deliberativo Cientifico da ABRATECOM, apresentou a linha do tempo da TCI no Vale do Jequitinhonha, Leandro Gomes em sua fala ressaltou a atuação do Child Fund Brasil no Vale Jequitinhonha e no Brasil, pontuando a importância da Terapia Comunitária Integrativa- TCI no trabalho de desenvolvimento comunitário principalmente no que se refere ao fortalecimento dos vínculos interpessoais e comunitários. Graça também fez suas considerações na fala de abertura e em seguida explanou sobre tema central. Em sua fala pontuou “Ao cuidar de alguém devemos cuidar de nós mesmos, mas também é necessário reconhecer que no ato de cuidar está implícita uma dimensão inconsciente. Estas armadilhas inconscientes geram conflitos, depressão, ansiedade, doenças psicossomáticas, baixa autoestima e estresse. São nossas dores e sofrimentos do passado que vêm à tona no ato de cuidar.” trazendo aos participantes a reflexão “Então, como cuidar da autoestima, baixar a ansiedade e diminuir o estresse sem cair nas “armadilhas” do meu próprio inconsciente? E Quem cuida de mim?” concluindo sua explanação realizou um momento de cuidado. Após o almoço o evento iniciou com uma roda de TCI, em seguida Valdirene explanou sobre o tema: Os Determinantes Sociais de Saúde e a TCI, a terapeuta comunitária e psicóloga Lidiana Lisboa, explanou sobre sua experiência com a TCI junto ao PSF de uma unidade de saúde de Montes Claros. O evento também contou com a participação dos profissionais e voluntários do Intercâmbio de Saúde de Diamantina que  relataram sobre as  práticas integrativas complementares de saúde e seus impacto junto as comunidades do Vale de Jequitinhonha. Finalizando foi realizada a cerimônia de Conclusão de curso da primeira turma de Terapeutas Comunitários oficialmente formados pelo Polo Formador de Carbonita. Sendo anteriormente formadas outras duas turmas, mas em parceria com Movimento Integrado de Saúde Comunitária de Minas Gerais / MISC-Minas, pólo padrinho do PROSESC. 

O evento teve ainda nos dias 01 e 02 de agosto uma programação especial voltadas aos terapeutas comunitários para formação continuada.   

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Sua contribuição faz a diferença!

Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

Quero ajudar

© 2020 Projeto Semear Esperança de Carbonita - PROSESC