Home / Notícias / 25 Outubro de 2019

25 Outubro de 2019

25 Outubro de 2019

Por , 09 Aug 21  -  Sem categoria

O PROSESC em celebração a semana das Crianças no mês de outubro, através da Casinha de Cultura Itinerante presenteia as crianças, adolescentes das escolas públicas e comunidades rurais em geral com apresentações culturais artísticas de espetáculo circense e "Os Causos de Gerônimo e a palhaça Florisberta.  

A Casinha de cultura é uma Tecnologia social, desenvolvida pelo PROSESC e com metodologia itinerante o espaço de encontro e convivência inclusivo, que respeita a diversidade, a interlocução e a ação conjunta, o brincar, a autoestima, embasada nos eixos: Identidade Cultural e Cultura da Criança. 

A apresentação aconteceu na praça da igreja matriz do distrito de Terra Branca e contou com o apoio da direção da Escola Estadual Osório de Queiroz. Participaram da apresentação crianças de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental um e dois e jovens do Ensino Médio. As Apresentações proporcionaram ao público um mundo de possibilidades, relações sociais, autonomia nas ações e organização de sua própria emoção por meio de atrações de malabarismo, acrobacias e outras técnicas e magia do circo e os engraçados causos do Senhor Gerônimo com a palhaça Florisberta. 

Com essa ação o brincar, o lúdico se destaca transversalmente no contexto escolar, e não é visto somente como entretenimento, mas também como resgate de tradições culturais históricas esquecidas por meio dos causos contados.  

Em um mundo estruturado por convenções e valores sociais, e cada vez mais dominado pela tecnologia, o espaço para a brincadeira se mostra ainda mais importante para reconhecer o potencial transformador em cada um de nós e nesta perspectiva que a casinha de cultura se consagra como fomento de ações culturais nos diversos espaços.  

Na oportunidade foram desenvolvidas também atividades educativas e culturais na creche Centro Infantil Adelina Trovão no distrito de Terra Branca com a participação de 30 crianças da educação infantil, com esse público aconteceu contação de histórias, brinquedos e brincadeiras, músicas infantis e cantigas de brincos e parlendas. As ações da casinha da cultura itinerante com as atrações do Senhor Gerônimo e Florisberta aconteceram também na Escola Municipal Mundo Infantil, Escola Estadual Mestra Aurora e APAE de Carbonita com apoio de seus diretores e coordenadores, atendendo crianças e adolescentes do ensino fundamental do ensino regular e da educação especial. 

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Sua contribuição faz a diferença!

Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

Quero ajudar

© 2020 Projeto Semear Esperança de Carbonita - PROSESC