Home / Notícias / 25 de Setembro 2020

25 de Setembro 2020

25 de Setembro 2020

Por , 09 Aug 21  -  Sem categoria

O PROSESC, Polo formador em Terapia Comitária Integrativa, juntamento com os demais Polos Mineiros Instituto CAIFCOM, CEVI, MISC Minas,  

MISC dos Vale, Espaço Ciranda de Cuidados e Instituto Afinando a Vida realizaram o 1º Encontro Mineiro de TCI  on-line. O evento contou com apoio da ABRATECOM- Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa.  

No dia 19/09/2020, pela plataforma digital Zoom às 14h45, com a participação e colaboração dos Polos mineiros foi dado início ao Encontro Mineiro de TCI  on-line, contando com a participação de 62 pessoas, sendo em sua maioria terapeutas comunitários e afins. Iniciou-se a abertura oficial, fazendo a animação com músicas de acolhimento e boas vindas.

Em seguida, os participantes e os Polos Formadores e Polos de Cuidados integrantes foram saudados, os trabalhos foram introduzidos com enfoque na temática refletindo sobre o que precisa florescer nos terapeutas comunitários, para fortalecer as suas potencialidades. Fez um agradecimento a presença de todos, em especial a de Josefa Lopes Ruiz, presidente da ARATECOM e Drº Adalberto Barreto, criador da TCI ressaltando sua contribuição no momento de pandemia. 

Continuando Josefa explanou sobre a ABRATECOM, sua missão,  quantos somos e onde estamos, ressaltando que o enfoque no momento da ABRATECOM e a evidência ciêntifica, propondo a reflexão aos terapeutas mineiros: como podemos ampliar as pesquisas em Minas Gerais. Falou do fortalecimento das parcerias com as universidades e, finalizando, pontuou de onde vem a nossa força, afirmando que a mesma vem das conexões, vínculos e apoio dessa grande rede, desejando um ótimo encontro a todos.  Dr. Adalberto iniciou sua fala refletindo sobre a conexão ressaltando que, para conectarmos, precisamos primeiro  desconectar. Pontuando que, desconectar é jogar fora aquilo que nos impede de aprender a viver junto nas diferenças. Trouxe também em sua fala a importância da conexão com a TCI  com o contexto onde ela está inserida. Continuando ressaltou que a temática do encontro é muito pertinete ao momento que estamos vivendo, precisamos “Florescer”, questionando ao grupo “onde florescemos?”.

Concluindo, disse que é tempo de florescer e que assim floresceremos. Dando continuidade, foi ressaltada a importância da conexão com aquilo que realmente é importante e verdadeiro em nossas vidas.

Em seguida, orientou-se para o trabalho em grupo e após o trabalho aconteceu um momento de partilha, nos quais os participantes pontuaram como aprendizados: a pontencialidade da TCI no SUAS – Sistema Unico na Assistência Social, capacidade de buscar novos recursos de conexão, a força da unidade mesma à distância, clareza de que  tudo é incerto, capilaridade e conexão da TCI, pontecial da musculatura da rede; Na segunda parte do Encontro  teve um momento de Cuidado conduzido por Drº Adalberto, refletindo sobre as conexões que precisamos fazer, propondo a visulização criativa para nos conectar com o lugar onde estamos e para onde queremos ir.

Ao  final abriu espaço para partilha, onde os participantes relataram sobre a experiências e sentimentos durante a vivência. Após esse momento falou-se do Congresso de TCI, que acontecerá em São Paulo em 2021. Divulgando que o mesmo será em parceria com CONGREPICS, no formato híbrido presencial e online. Finalizando foram feitas as considerações finais se despedindo e agradecendo a presença de todos, ressaltando a participação de pessoas que contribuiram com a semeadura da TCI em Minas Gerais.  

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Sua contribuição faz a diferença!

Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

Quero ajudar

© 2020 Projeto Semear Esperança de Carbonita - PROSESC