Home / Notícias / 27 Agosto de 2019

27 Agosto de 2019

27 Agosto de 2019

Por , 09 Aug 21  -  Institucional

A Paz é um Valor fundamental para o Projeto Semear Esperança de Carbonita- PROSESC. E a Educação para Paz é um dos pilares em sua atuação para o desenvolvimento humana e comunitário, e dentro das atividades desse mês  aconteceu no dia 24 de agosto  o XCO da PAZ .

A atividade faz parte do Projeto “Eu, você e paz; um pacto que se faz”, e através da parceria do PROSESC com o Child Fund Brasil um dos objetivos desse projeto é promover através do esporte mudanças positivas que favoreçam a transformação social e o fortalecimento da cultura de paz e não violência. O XCO é uma modalidade do ciclismo que consiste em um circuito fechado com percurso de 6 a 20 km, com terreno acidentado e trechos com obstáculos técnicos. 

O ciclismo é uma atividade ofertada semanalmente pelo PROSESC, esta atividade surgiu em resposta a diagnóstico realizado com jovens em contexto de eminência ao uso de crack e outras drogas, onde relatavam que um dos motivos para o uso das drogas era necessidade de sentir se livre e que a adrenalina era algo que buscavam no uso destas substâncias.

A partir deste diagnóstico trabalhamos com eles alternativas saudáveis que pudesse proporcionar adrenalina e o bem estar, surgiu assim à proposta do ciclismo. Hoje as crianças relatam que é bom participar desta atividade porque é divertido, aprendem a andar de bicicleta, tem passeios e muitas que não tem condições de ter uma bicicleta dizem que gostam porque podem usar as bicicletas. 

Os adolescentes e jovens por sua vez ressaltam que gostam porque é um esporte que tem adrenalina e gostam dos passeios em galera nas trilhas. Durante as atividades rotineiras do projeto além de aprender a andar de bicicleta, realizar passeios e trilhas são trabalhadas as oficinas educativas “Saúde do Ciclista”, onde aprendem sobre os hábitos de vida saudáveis, "Saúde da bicicleta” sobre a responsabilidade de cuidado e conservação do bem coletivo, “Pedalada Defensiva”, aprendem sobre as regras no trânsito, e a oficina  “ Eu você e paz”  são trabalhados valores e habilidades que favorecem a cultura de paz e não violência. Estiveram presentes apoiando durante o evento do XCO da PAZ os ciclistas e voluntários do MTB de Carbonita, juntamente com o ciclista educador físico e policial militar Sidney Costa da cidade de Diamantina. 

 As atividades iniciaram com café da manhã as 8:00 horas e as 8:30 aconteceu um diálogo ampliado com Sidney Costa, no qual falou da sua experiência e como o esporte vem ajudando a ele ser uma pessoa melhor e a conquistar seus sonhos, a superar os obstáculos e se relacionar melhor com o outro.O momento foi de um bate papo descontraído, interativo e alegre com momentos de dinâmicas.  

Ás 9:30 iniciou o trajeto do ciclismo   saindo do PROSESC  até o espaço de lazer Caipirão Uai Sô,  ponto de apoio do evento. O XCO foi realizado em uma trilha  onde são realizados eventos regionais que conta com a participação de ciclista do ranking nacional. 

As largadas para XCO aconteceram as 10:00, sendo por turma e faixa etária. Durante todo o percurso teve vários ponto de apoio e as crianças, adolescentes e jovens foram acompanhados por ciclistas experientes.  

As 12:00 horas aconteceu a entrega das medalhas de participação e as atividades foram finalizadas com um almoço de confraternização e momentos de lazer.  O evento contou também com a participação e registro fotográfico de Alysson Vieira e Celian Reis Vieira fotógrafos de aventura.

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Sua contribuição faz a diferença!

Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

Quero ajudar

© 2020 Projeto Semear Esperança de Carbonita - PROSESC